Futebol, Rugby e Heineken
maio 20, 2010Neste sábado, 22 de maio, acontecem duas finais esportivas que prometem parar, se não o mundo, toda a Europa. Acontece que no dia 22, acontecerão as finais da UEFA Champions League e da Heineken Cup, maiores competições de clubes europeus de futebol e rugby, respectivamente. Mais do que a data de exibição dos jogos decisivos, os dois esportes tem mais uma coisa em comum: ambas as competições tem como principal patrocinadora a marca de cerveja Heineken.
É por isso que toda vez que você assiste uma partida da Champions League, cansa de ver as vinhetas da marca holandesa. O logo da marca pode ser visto sempre nos painéis de publicidade próximos ao centro do campo e em grande parte dos materiais de divulgação da competição.
Mais obvio que essa interferência feita no campeonato de futebol é a que ocorre com o rugby. A marca patrocinadora está, simplesmente, no próprio nome da competição, sem falar que ainda participa ativamente com comerciais de tv e em outros tipos de mídia.
A Heineken, que sempre se postou como uma marca que defende os interesses masculinos (vide os ótimos ), não perdeu a oportunidade de ligar a sua marca aos dois esportes coletivos mais populares do mundo. Mais do que isso, futebol e rugby são provavelmente dois dos esportes mais masculinos do planeta, e acabam atraindo exatamente o tipo de público que a empresa deseja.
.
No campo da comunicação, ambas as competições ganharam peças que se adequaram ao seu publico, mas que não perdem o bom humor característico da comunicação da gigante holandesa. Aqui vocês encontram alguns dos anúncios de ambos os esportes.
Deixe um comentário